DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fazer mais, prometer menos

Companheiros e companheiras,

Como a maioria das pessoas é muito otimista, sonhadora, às vezes se promete mais do que se faz, o que decepciona tanto a quem prometeu quanto aos que acreditaram.
Que 2010 seja um ano de ação, em prol da pessoas, em prol dos animais, em prol da natureza, em prol de nós mesmos, o que não pode ser esquecido!

Compartilho um trecho da newsletter de janeiro de Dalmir Sant'Anna, e gostaria que fizéssemos o exercício de comentar, pois o blog existe para informar e para ter voz, comentando, sugerindo outras opções, para a realização das idéias lançadas, apresentando exemplos de cases, e assim por diante. Assim sendo, que tenhamos, também, comentários edificadores de ações.

Lembrem-se que o Dalmir Sant'Anna esteve em Santa Cruz do Sul em junho de 2007, em promoção de nosso Rotary Club, em benefício da CTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul. E o projeto está sendo um sucesso, salvando 80 vidas/ano. Nosso parceiros foram de Hong Kong.
******

Artigo: O desafio de prometer menos e surpreender mais em 2010

Para inúmeras pessoas, 31 de dezembro é uma data comemorativa, de festa, confraternização e muita descontração. Percebo que neste dia, existem pessoas que realizam promessas, que serão apenas palavras soltas ao vento. Obrigações que serão assumidas somente naquele determinado momento, entretanto, serão esquecidas pela ausência de disciplina, organização e planejamento. Você conhece alguém, que em 31 de dezembro prometeu algo e certamente não realizará? Reconhece pessoas que prometeram uma melhor qualidade de vida e que no segundo mês do ano não irão lembrar o que prometeram?

Observe que 2010 é um período de inquietude, mudanças e renovações, principalmente no cenário político, com a eleição presidencial. Neste sentido, perceba que um compromisso assumido e não colocado em prática, demonstra ausência de respeito e lealdade. Para surpreender em 2010, passa a ser necessário lembrar que a atitude de prometer menos e agir mais, requer intensidade de esforço e organização das metas estabelecidas, além de assumir o compromisso de ultrapassar o limite do comodismo e das justificativas.

A promessa não pode ser esquecida - Certa vez eu estava no aeroporto de Congonhas, quando a companhia aérea anunciava atraso de uma hora no vôo. Ao meu lado observei, que irritados, dois homens comentavam: "Se agora está desta maneira, imagine quando o Brasil sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2010..." Há pessoas que, antes mesmo do time entrar em campo, torcem para que algo de errado aconteça. Você conhece pessoas assim? Profissionais motivados assumem diante da gerência, que no novo ano serão diferentes na sua maneira de trabalhar. Alunos prometem aos pais, que conquistarão melhores notas. Pessoas prometem emagrecer, cuidar mais da saúde e controlar suas emoções. O desafio de prometer menos e surpreender mais em 2010, exige parar alguns momentos da sua vida e escrever uma lista de todas as atividades que você deseja realizar neste ano. Em seguida, realize o exercício de estabelecer prioridades, de acordo com cada período do ano e busque cumprir cada meta estabelecida. Esta lista de prioridade pode ser escrita a mão, impressa, disponibilizada em um arquivo do seu computador, ou ainda, no próprio celular. O importante é que esteja em um local de rápido acesso e que permita monitorar seu desempenho. Lembre de colocar em prática o que prometeu e realize o exercício de monitorar mensalmente sua evolução. No final de 2010, você terá uma surpresa, pois evitou atropelos e conseguiu cumprir com compromisso, organização e perseverança as promessas assumidas.

A promessa não pode limitar a escassez de descobertas - Há pessoas que logo no começo do ano, pegam o calendário para verificar e apontar quantos feriados acontecem de segunda a sexta-feira. Você conhece pessoas assim? Há quem não consegue vencer desafios, pois não gosta de definir metas e para evitar assumir responsabilidades, simplesmente faz um jogo de aparência do tipo "faz de conta que ensina e eu faço de conta que aprendo". Como em uma metáfora, há pessoas que fazem o seu barco acompanhar as ondas e as evoluções da maré, sem erguer as velas para as mudanças do percurso. Não são capazes de acreditar na capacidade da força do motor do seu próprio barco e não acreditam no potencial de superar as ondas. Perceba que ao ler um novo livro, participar de treinamentos, feiras e congressos, viajar para conhecer novas tendências, você realiza a expansão dos seus próprios conhecimentos e desenvolve quatro atitudes essenciais: valorização, reconhecimento, incentivo e respeito. Observe que de maneira direta, você é quem ganha com a superação de seus limites e com a expansão dos seus conhecimentos, pois ultrapassa a insatisfação, a escassez de descobertas e a acomodação de inovar. Lembre que uma meta somente, não garante que você conquistará seu objetivo, mas contribui para visualizar onde deseja chegar. O desafio de prometer menos e surpreender mais em 2010, deve evidenciar que comportamentos desonestos geram desgastes financeiros, emocionais e motivacionais.

O Brasil está fortalecido por 15 anos de uma política monetária responsável pelo vigor de seu mercado interno e mesmo os observadores mais conservadores, acreditam no crescimento do PIB na casa dos 5% em 2010. Neste ano, as previsões para a economia são opostas ao do início de 2009, quando existia um cenário desafiador para os mais diversos setores. Há pessoas esperando que você tenha o compromisso de acreditar no seu potencial, nas suas promessas e na sua capacidade de superação. Perceba que neste exato momento, há alguém que torce por você. Sim, uma pessoa próxima ou distante, desejando que você consiga vencer, superar desafios e ser feliz. Se há alguém que torce por você, então responda: Você realmente acredita que é capaz de prometer menos e fazer mais em 2010?

Dalmir Sant’Anna - www.dalmir.com.br

******

Abraços
Claudete Sulzbacher
Fundação Rotária
Rotary Club Santa Cruz do Sul

*** Continuemos colaborando com recursos para a erradicação da paralisia infantil, através do programa Polio Plus!! O desafio foi lançado. Façamos a nossa parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário